Slide

Substituição dos Certificados Digitais

O que é?

A Prodemge preza pelo atendimento total a seus clientes e, para garantir que todos tenham certificados digitais válidos, em razão da descontinuidade do serviço de certificação digital da Companhia, fará a substituição de todos os certificados ainda válidos em sua cadeia, com segurança e nenhum custo para os clientes.

Se você possui certificado digital Prodemge ainda no prazo de validade, observe a tabela abaixo e acompanhe o processo. Os certificados serão substituídos por um novo, com validade de 3 anos, sem custo para o cliente. Os novos certificados serão emitidos pela AC SOLUTI, através da AR RP Certificação, contratada pela Prodemge.

Dúvidas Frequentes

Do que se trata o processo de substituição dos certificados digitais da Prodemge?

O serviço Certificação Digital da Prodemge está sendo descontinuado desde junho de 2020. Assim, para que a Prodemge possa garantir a funcionalidade de todos os certificados até o prazo de vencimento deles será feita a substituição.

Será disponibilizado um novo certificado, feito por uma AC contratada pela Prodemge. Este terá validade de 3 anos e não gerará nenhum custo ao cliente.

A PRODEMGE convocará todos os titulares que se enquadrarem dentro do grupo de abordagem, conforme tabela divulgada no site, através de e-mails, ligações telefônicas, redes sociais, jornais e outras mídias.

O Processo será feito de forma totalmente online, sem precisar de o titular convocado comparecer presencialmente para validação.

Por que a Prodemge está propondo a substituição dos certificados?

A substituição dos certificados esta sendo proposta em decorrência de uma decisão estratégica de encerramento do serviço de Certificação Digital da Prodemge.

Como parte do processo, para que o serviço possa ser totalmente encerrado, os certificados ativos serão substituídos por um novo.

Como saber se o meu certificado será substituído neste processo?

Para saber se o seu certificado será substituído

  • Verifique a tabela de datas de validade e de substituição dos certificados disponibilizada acima
  • Caso o seu certificado se encaixe nas datas convocadas, você tem direito à substituição conforme o cronograma divulgado na tabela.
  • Você poderá, também, fazer uma consulta no menu Consulte se seu certificado é elegível deste site.

Se você tiver direito à substituição, você receberá um e-mail da Prodemge, enviado para o endereço eletrônico cadastrado no certificado correspondente, convocando você para a substituição. Todas as orientações necessárias serão enviadas nesse e-mail.

Caso você tenha o direito à substituição e recebeu o e-mail da Prodemge e tenha alguma dúvida sbre o processo, entre em contato com o nosso canal de atendimento institucional da Prodemge:

  • 3339-1100, escolha a opção 2 e depois a opção 1.

O que acontecerá se eu não fizer a substituição do meu certificado, conforme orientação da Prodemge?

Se você não fizer a substituição do seu certificado no tempo solicitado pela Prodemge, ele continuará ativo e operacional até a data de validade.

Entretanto, você vai perder a possibilidade de renová-lo sem custos dependendo de critérios definidos pela Prodemge.

Qual custo para fazer a substituição do meu certificado?

Os titulares/clientes portadores dos certificados que forem convocados não terão nenhum custo para substituir o(s) seu(s) certificado(s).

 

Faltam poucos meses para meu certificado vencer! Tenho direito à substituição?

É importante você saber que nem todos os certificados serão substituídos. Alguns vencerão naturalmente, quando chegar a data de vencimento do certificado.

Para saber se o seu certificado será substituído

  • Primeiramente, verifique a Tabela de datas de validade e de substituição dos certificados disponível acima nesta página!
  • Caso o seu certificado atenda aos requisitos de datas apresentadas, você tem o direito de substituí-lo.
  • Você poderá, também, fazer uma consulta no menu Consulte se seu certificado é elegível deste site.

Se você tiver direito à substituição, você receberá um e-mail da Prodemge, remetido para o endereço eletrônico cadastrado no certificado correspondente, convocando você para substituir o certificado e passando as orientações necessárias.

Caso você tenha o direito à substituição e recebeu o e-mail da Prodemge e tenha alguma dúvida sbre o processo, entre em contato com o nosso canal de atendimento institucional da Prodemge:

  • 3339-1100, escolha a opção 2 e depois a opção 1.

O que eu preciso providenciar para fazer a substituição do meu certificado?

Para substituir o seu certificado você precisará de:

  • Receber uma mensagem eletrônica da Prodemge informando que você deve substituir o seu certificado
  • Possuir um certificado válido emitido pela AC PRODEMGE MG ou pela AC PRODEMGE RFB
  • Estar de posse da sua mídia criptográfica (token ou cartão magnético) com o certificado instalado
  • Ter conhecimento da senha do seu certificado
  • Ter em mãos o número do VOUCHER que será informado pela Prodemge
  • Possuir Instalados no equipamento em que será realizado o processo de renovação:
    • SIGNA - componentes aplicação de assinatura digital da Prodemge
    • JAVA - em versão 8 ou superior

O que é o VOUCHER?

O VOUCHER é um crédito para conceder autorização ao cliente para renovar o seu certificado.

O VOUCHER consiste de um conjunto de caracteres que libera a renovação do certificado ANTIGO no site da AR RP.

O que é o SIGNA?

O SIGNA é um componente que, integrado a um sistema de informação, permite gerar a assinatura digital de documentos eletrônicos no padrão ICP-Brasil, com o propósito de garantir-lhes sigilo, não repúdio, integridade e autenticidade.

No processo de substituição de certificados, é necessário que alguns componentes do signa estejam instalados no equipamento que será utilizado para executar o processo.

O SIGNA será utilizado para assinar o Termo de Autorização de Revogação de Certificado.

A instalação do SIGNA poderá ser realizada através do endereço https://wwws.prodemge.gov.br/suporte/instalacao-signa

Como eu faço para instalar o SIGNA no meu equipamento?

Signa é um componente que, integrado a um sistema de informação, permite gerar a assinatura digital de documentos eletrônicos no padrão ICP-Brasil, com o propósito de garantir-lhes sigilo, não repúdio, integridade e autenticidade.

A instalação do SIGNA poderá ser realizada através do endereço  https://wwws.prodemge.gov.br/suporte/instalacao-signa

Qualquer dúvida ligue 3339-1251.

O que é o JAVA?

Java é uma tecnologia.

É uma linguagem de programação e plataforma computacional. Existem muitas aplicações e sites que não funcionarão, a menos que você tenha o Java instalado. O Java é rápido, seguro e confiável. 

O Java é necessário para que o processo de substituição ocorra de forma correta. Sem ele, o processo não será concluído.

Nesse caso, será necessário que a tecnologia JAVA esteja instalada no equipamento que será utilizado para fazer a substituição do certificado.

A versão necessária ao processo é a V8 ou superior.

Mais informações sobre o JAVA poderáo ser adquiridas no endereço https://www.java.com/pt-BR/ 

Porque eu preciso de instalar o JAVA em meu equipamento?

O Java é utilizado no processo de renovação do seu certificado realizado no site da AR RP Certificação, entidade responsável pela emissão do novo certificado.

O downloas do JAVA poderá ser feito na página oficial do JAVA através do endereço https://www.java.com/pt-BR/ .

Nesse endereço são apresentadas as orientações para instalação da atualização do JAVA.

Qualquer dúvida ligue 3339-1251.

 

O que é a AR RP Certificação?

A AR RP Certificação é uma entidade credenciada na ICP-Brasil como Autoridade de Registro  responsável pela renovação dos certificados no processo de Substituição dos certificados.

A AR RP é vinculada à AC SOLUTI, Autoridade Certificadora credenciada na ICP-Brasil e responsável operacional pela renovação dos certificados no processo de Substituição dos certificados.

As informações sobre a AC SOLUTI poderao ser adquiridas na página https://ccd.acsoluti.com.br/#/home

O que é a AC SOLUTI?

A AC SOLUTI é uma entidade credenciada na ICP-Brasil como Autoridade Certificadora e responsável operacional pela renovação dos certificados no processo de Substituição dos certificados.

As informações sobre a AC SOLUTI poderao ser adquiridas na página https://ccd.acsoluti.com.br/#/home

No processo de substituição a validação de minhas informações pessoais será presencial ou por videoconferência?

No processo de substituição, não será necessário realizar validação por videoconferência e ou presencial.

A validação de suas informações é feita de forma eletrônica durante o processo de renovação do seu certificado.

O processo de renovação será realizado de forma totalmente ONLINE na infra-estrutura da AR RP Certificação, a entidade que emitirá o seu certificado.

A substituição é válida apenas para o certificado, ou eu poderei também substituir a mídia?

A substituição é válida apenas para o certificado.

Na substituição, o novo certificado será instalado na mídia criptográfica (token ou cartão) em que o certificado esteja instalado! Neste caso, a mídia é de propriedade do titular e não será substituída.

A substituição contemplará a troca da mídia?

A substituição NÃO contemplará a troca da mídia!

A substituição é válida apenas para o certificado.

Na substituição, o novo certificado será instalado na mídia criptográfica (token ou cartão) em que o certificado esteja instalado!

Nesse caso, a mídia é de propriedade do titular e não será substituída.

Quais são as garantias que eu tenho, após realizar a substituição, que o certificado funcionará perfeitamente?

O seu novo certificado digital disponibilizado no processo de substituição terá as mesmas funcionalidades que o certificado digital Prodemge.

As garantias do seu novo certificado serão as apresentadas na Política de Garantia da AR RP Certificação.

Você poderá consultar a garantia nos documentos disponíveis nos endereços:

Em quais sistemas operacionais eu poderei instalar / utilizar meu certificado?

O seu novo certificado digital, emitido pela AR RP Certificação, terá as mesmas funcionalidades que o Certificado Digital Prodemge e funcionará nos sistemas operacionais mais populares disponíveis no mercado.

Quais são os canais de suporte da AR RP Certificação?

Os canais de atendimento da AR RP Certificação disponíveis são:

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Número: 4000 1807 - Opção 3
  • Whatsapp: Iniciar conversa
  • Chat online: www.soluti.com.br - Após rolar a página, no canto inferior direito, aparecerá opções para chat

Como será o serviço de suporte após a substituição do certificado?

Caso você precise de suporte para o seu novo certificado, você deverá recorrer à AR RP Certificação, a entidade que emitiu o seu novo certificado.

Escolha um dos canais de atendimento disponíveis:

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Número: 4000 1807 - Opção 3
  • Whatsapp: Iniciar conversa
  • Chat online: www.soluti.com.br - Após rolar a página, no canto inferior direito, aparecerá opções para chat

Se eu perder meu certificado renovado através da substituição, o que devo fazer?

Se você perder o seu certificado, você deve acionar o suporte da AR RP Certificação, a entidade que emitiu o seu certificado.

Escolha um dos canais de atendimento disponíveis:

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Número: 4000 1807 - Opção 3
  • Whatsapp: Iniciar conversa
  • Chat online: www.soluti.com.br - Após rolar a página, no canto inferior direito, aparecerá opções para chat

Se após a troca meu produto estiver com defeito, o que devo fazer?

Neste caso, você deve acionar o suporte da AR RP Certificação, a entidade que emitiu o seu certificado.

Escolha um dos canais de atendimento disponíveis:

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Número: 4000 1807 - Opção 3
  • Whatsapp: Iniciar conversa
  • Chat online: www.soluti.com.br - Após rolar a página, no canto inferior direito, aparecerá opções para chat

Após a substituição, qual será tempo da garantia do meu novo certificado?

A garantia será de acordo com as políticas de garantia da AR RP Certificação, a entidade que emitiu o seu certificado.

Você poderá consultar a garantia nos documentos disponíveis nos endereços:

Em que momento será necessária uma nova validação presencial?

No processo de substituição, o novo certificado será disponibilizado através de renovação totalmente ONLINE na estrutura da AR RP Certificação, a entidade que emitirá o seu certificado.

Após este processo, a validação será feira de acordo com as políticas e procedimentos da AR RP Certificação.

Ao término do período de vencimento do meu novo certificado digital, preciso fazer nova validação presencial, ou posso fazer renovação on-line?

A partir do momento em que o seu certificado for renovado, as políticas de emissão, garantia e suporte da AR RP Certificação, a entidade que emitiu o seu certificado. Assim, a nova validação estará sujeita às políticas dessa entidade.

Se eu perder a senha do certificado substituído, o que devo fazer?

Se você perder a senha do seu certificado, você deve acionar o suporte da AR RP Certificação, a entidade que emitiu o seu certificado.

Escolha um dos canais de atendimento disponíveis:

  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Número: 4000 1807 - Opção 3
  • Whatsapp: Iniciar conversa
  • Chat online: www.soluti.com.br - Após rolar a página, no canto inferior direito, aparecerá opções para chat

O que é o Termo de Autorização de Revogação?

O Termo de Autorização de Regogação é um documento digital, que será assinado digitalmente, onde o titular do certificado autoriza a Prodemge a revogá-lo após a emissão do novo certificado pela AR RP Certificação.

Existem dois modelos de termos: um para certificados de Pessoa Física e outro para certificados de Pessoa Jurídica.

No momento da assinatura, é muito importante que o titular leia os termos desse documento para entender que a Prodemge somente irá revogar o certificado atual após ter certeza de que o novo certificado foi emitido pela AR RP Certificação.

Porque o titular do certificado precisa assinar o Termo de Autorização de Revogação?

Um dos requisitos para a substituição do certificado válido é a sua revogação. Assim, para atender a este requisito, é preciso que o titular autorize a Prodemge a executar a sua revogação após a emissão do novo certificado pela AR RP Certificação. Essa autorização é feita com a assinatura do Termo de Autorização de Revogação.

Quem assina o Termo de Autorização de Revogação de Certificado de Pessoa Física?

O termo de Revogação do certificado de Pessoa Física deve ser assinado com um certificado digital cujo titular tenha o mesmo CPF do certificado que será revogado;

Quem assina o Termo de Autorização de Revogação de Certificado de Pessoa Jurídica?

O Termo de Revogação do certificado de Pessoa Jurídica deve ser assinado com um certificado digital de Pessoa Jurídica cujo titular tenha o mesmo CNPJ do certificado que será revogado ou por um certificado de Pessoa Física cujo titular tenha o mesmo CPF do responsável pelo certificado de Pessoa Jurídica que será revogado.

Existe algum Manual de orientação da execução do processo de substituição do meu certificado?

Sim!
Vc poderá fazer download no arquivo clicando no link abaixo.

2018 - Certificado Digital Prodemge - Desenvolvido pela Prodemge